Nossa loja online esta com novo layout para melhor lhe atender!

Ao comprar um notebook, você tem um equipamento prático, com toda a vantagem da sua mobilidade. Mas alguns cuidados e práticas devem ser tomados para aumentar o bom funcionamento e a vida útil do seu notebook.

Se você comprou ou acabou de ganhar seu notebook, siga as seguintes dicas:

 

1. Utilize seu notebook em uma superfície plana: A grande maioria dos notebooks possui seu sistema de ventilação na parte inferior, ao utilizar o notebook em cima de cobertas, almofadas ou até mesmo em seu colo, as aberturas de ventilação ficarão bloqueadas. Isso causa o superaquecimento dos componentes do notebook, reduzindo seu desempenho e vida útil.

Existem bases de notebook que auxiliam na ventilação, além de tornar o uso do notebook mais ergonômico.

2. Cuidados na limpeza: Para a limpeza do notebook, NÃO utilize álcool, desinfetantes ou outros produtos de limpeza não específicos.

Corpo do notebook: Utilize um pano umedecido, limpo e macio.

Tela do notebook: Um pano de microfibra ou 100% algodão é o ideal. Umedeça o pano ou borrife um spray apropriado para limpeza de telas no pano e faça movimentos circulares ao passar o pano na tela.

Teclado e aberturas de ar: Um pincel pode ser utilizado para remover a sujeira superfícial onde o pano não alcança.

* Lembre-se de sempre realizar a limpeza com o notebook desligado.

3. Trate-o como frágil: Ao fechar e abrir a tela, evite aplicar muita força e não coloque objetos que pressionem o notebook ou a sua tela. (Fechar o notebook com uma caneta entre o teclado e a tela pode causar a quebra da tela por exemplo).

Evite consumir bebidas por perto, caso o líquido "entre" no notebook, seus componentes muito possivelmente serão danificados. Caso ocorra, desligue o notebook o mais rápido possível e NÃO tente ligá-lo novamente. Leve-o desligado para uma assistência técnica, onde será feita a limpeza interna adequada e verificação dos componentes.

4. Sempre desligado: Ao levá-lo para outro lugar, sempre DESLIGUE o notebook (A maioria dos notebooks entra em modo de hibernação ao baixar a tampa, neste modo os componentes entram em modo de baixo consumo, porém o notebook continua ligado. Baixe a tampa do notebook após ter certeza que o notebook esta desligado). Movimentos bruscos enquanto o notebook estiver em funcionamento podem danificar seu HD (Onde seus dados ficam salvos) e outros componentes.

5. Cuidado nas viagens: Não deixe-o dentro do carro ou em qualquer lugar que possa expor seu notebook a altas temperaturas ou a luz solar diretamente. Grandes oscilações de temperatura podem danificar seu notebook.

 

Além destes principais cuidados, existem outras dicas importantes:

* Com o passar do tempo e utilização do notebook, ocorre o acúmulo de poeira interna e ressecamento da pasta térmica, estes dois fatores aumentaram a temperatura do notebook, reduzindo seu desempenho. O ideal é realizar uma limpeza interna a cada 2 anos ou menos.

* Caso tenha documentos e arquivos importantes no notebook, tenha sempre um backup atualizado em outro local. É uma garantia muito importante caso algo inesperado aconteça com o notebook.